sábado, 4 de junho de 2011

Diário de Viagem

O Planejamento
A viagem foi planejada para o período de 03 a 08NOV2011.
03NOV   09h42 - Saída de Brasília – voo TAM JJ3057
               12h20 – chegada em Porto Alegre – conexão voo TAM JJ8020
               13h26 – saída de Porto Alegre
               14h06 – chegada em Buenos Aires – Aeropark (Jorge Newbery)
Custos do voo: R$ 606,95 (passagem) +  R$ 94,68 (taxa de embarque) =R$ 701,63
             14h45 – transfer in do Aeroporto para o hotel Rochester Concept (Rua  Maipu, 572)

04NOV  Manhã e Tarde – City Tour
                20:00 - Show de Tango no Señor Tango com almoço incluso
05NOV   Manhã e Tarde – Montevideo
06NOV  Manhã e Tarde – Zoológico de Lujan
07NOV Manhã e Tarde – Compras
08NOV 12h00 – transfer out para o Aeroporto
             14h45 – Saída de Buenos Aires (TAM JJ 8005)
             18h25 – Chegada em São Paulo
             20h45 – Saída de São Paulo (TAM JJ3586)
             22h25 – Chegada em Brasília.
Custos
- Passagem Aéreas: ida – R$ 701,63 (R$ 613,97 + 87,66 (Tx Embarque))
                                 Volta -  R$ 748,83 (631,29 + 117,34 (Tx Embarque))

- Hospedagem : Hotel Rochester Concept, rua Maipu , 572, Centro. Fiz a reserva via Bancorbras, utilizando minhas diárias anuais. R$ 925,70.

- Passeios / Serviços
Transfer in/out com City Tour – US$ 45,00
Show de Tango com jantar e transfer – US$ 101,00
Montevideo com city tour e almoço – US$ 270,00
Zoo Lujan com Transfer – US$ 80,00
Seguro Viagem (MIC – easy) – US$ 23,00
Total: US$ 519,00 (R$ 823,74).

- Outras Despesas durante a Viagem

Saúde – Remédios:  R$ 11,00
Transporte – Táxi: R$ 80,20
Vestuários - Roupas e Calçados: R$ 1.882,01
Total: R$ 4.229,79 (U$ 2.300,00)
--------------------------------------------------------------------------------
Totais :                                1 Pessoa: R$ 3.256,40
                                                Casal: R$ 5.587,10
+ Outras Despesas durante a viagem:  R$ 9.816,89( US$ 5.335,00)

Imprevistos no Voo de Ida
No dia 01 de novembro recebi um SMS da TAM dizendo que meu voo de ida tinha mudado. Liguei para TAM e eles me disseram que em virtude do horário de verão, meu voo para Porto Alegre não teria tempo de conexão suficiente. A TAM queria que eu fosse num voo no dia 02NOV, tive uma pequena discussão com a atendente e ela me arrumou em voo no dia 03NOV, mas a saída de Brasília foi às 05:25 horas chegando em Congonhas (SP) às 06:59 horas. Tivemos que ir de ônibus para o Aeroporto de Guarulhos para pegar o voo da LAN que sai às 11:00 horas e chega em Buenos Aires às 13:05 horas.

03 de novembro  de 2011 - Quinta-Feira

O Voo – Brasília-São Paulo
Saímos de Brasília sem atraso no horário. Descemos no Aeroporto de Congonhas para pegar o ônibus da TAM para o aeroporto de Guarulhos. A viagem durou cerca de 1 hora com trânsito leve.  O ônibus da TAM para Guarulhos passa de hora em hora, nas horas cheias. O local onde esse ônibus fica bem na área de desembarque, você tem que descer uma rampa que dá acesso ao estacionamento e logo que termina essa rampa olhe para sua esquerda que haverá vários ônibus da Azul parados e só esperar nesse local que o ônibus da TAM vai estacionar. O ônibus saiu 08:00 horas em ponto.
Chegando ao Aeroporto de Guarulhos, procuramos o check in da LAN, que é no final do aeroporto e descobrimos que a TAM não tinha emitido o nosso bilhete e repassado as informações da troca para a LAN. Demoramos uma meia hora para desenrolar essa pendenga.
O Voo da LAN – São Paulo a Buenos Aires
Embarcamos no horário certo. O serviço de bordo não é grande coisa, serviram um croissant duro e as bebidas só passaram uma vez, deixando muita gente com sede. Um comissário de bordo distribuiu dois formulários da alfândega que tivemos que preencher com nossos dados antes de chegar. É bom ter uma caneta a mão.
O avião chegou na hora ao Aeroparque em Buenos Aires. Tinha o pessoal da Quality Travel para fazer o nosso translado para o Hotel. Esse aeroporto fica pertinho do centro, cerca de 7 km.
A Argentina não adota o horário de verão e então tivemos que atrasar uma hora nos relógios.
O Hotel – Rochester Concept

Chegamos ao hotel e a reserva estava ok.  O quarto não é muito grande. O ar condicionado é central e isso faz que o quarto fique quente em algumas horas do dia. Ficamos no quarto 706 e tinha muito cheiro de fumaça de cigarro. Toda vez que entrávamos sentíamos esse cheiro. O banheiro é arrumado, tem secador de cabelo, mas o box do chuveiro é minúsculo. Tem shampoo e condicionador no banheiro.

Eles arrumam os quartos todos os dias. As tomadas elétricas são outro padrão, mas as tomadas com plug redondos servem, mais tem que tomar cuidado que a tensão é 220V 50hz.

O melhor do hotel é sua localização, pois fica bem próxima à Rua Florida.
Tem telefone no quarto que dá para fazer ligações internacionais para o Brasil ao preço de 9 pesos por minuto (3,80 reais). Eu utilizo um cartão telefônico da Nobel ao custo de 20 dólares que se pode falar 400 minutos com esse valor, mais utilizando o telefone do hotel tenho que pagar mais 2 pesos por minuto (0,85 reais), que é o custo de ligações locais.
O serviço de frigobar que a gente utilizou foi: água e refrigerante ao preço de 12 pesos (5 reais).
O café da manhã tem vários tipos de croissant, ovos mexidos, queijo prato, presunto, pão forma que se pode torrar, cereais, laranja, toranja e abacaxi em pedaços, sucos diversos, leite e café.
Câmbio
Troquei no câmbio Metrópolis que tem uma filial na Rua Flórida, 651. Troquei 400 dólares a 4,18, que deu 1.672 pesos. Essa casa de câmbio foi uma indicação do Guia da Quality Travel. Deram a indicação para não realizar o câmbio na rua, pois eles dão muita nota falsa.
Tirei 400 pesos na caixa eletrônico do Banco Itaú que fica na Calle Samiento próxima a Florida. Meu cartão é do Banco do Brasil. A taxa que se paga é de 17,18 pesos (12 reais).
O Almoço – Restaurante La Chacra
Fomos almoçar no La Chacra por indicação do guia. Fica na Calle Córdoba próxima a Calle Suipacha. É uma casa especializada em carnes. È um restaurante bastante antigo com a decoração de vários animais empalhados. Na porta tem uma vaca malhada empalhada.
Primeiramente, eles serviram as famosas empanadas de carne de entrada e um couvert que era basicamente de torradas. A comida que pedimos foi o bife de chouriço acompanhado de batatas fritas, bacon e ovos. Cada prato foi 120 pesos (51 reais). A conta ficou em 330 pesos mais 30 pesos de gorjeta para o garçom, ou seja, o almoço ficou cerca de 145 reais. Achei muito caro e vi outros lugares bem mais baratos. Para quem gosta de carne bem passada, esse restaurante não é um bom lugar, pois o bife de chouriço é uma carne alta e bem mal passada, mesmo pedindo bem passada a carne vem mal passada.
Calle Florida
Logo após o almoço fomos andar pela Calle Florida. Conhecemos a Galeria Pacífico que é uma galeria de lojas, mas minha esposa não gostou muito para realizar compras, pois os preços estavam caros. A galeria é linda, pois o seu teto tem várias pinturas de arte. Tem várias lojas de grife.
Depois continuamos a andar pela Calle Florida, ela é repleta de lojas que vendem artigos de couro, “cashemere”, roupas diversas. Minha mulher não resistiu e comprou cachimir a 150 pesos (63 reais). Algumas roupas rendadas também na faixa de 160 a 180 pesos (68 a 76 reais).
Entramos na Farmacity e minha esposa comprou alguns produtos da Nivea que é bastante em conta por aqui.
Alfajor da Havana com 12 unidades está a 59 pesos (25 reais).
Fizemos um lanche no MC Donalds ao preço de 61 pesos (26 reais) e voltamos para o hotel. Os nomes dos sanduiches são um pouco diferentes, eu comi o Quarto de Libra (Quarteirão de Queijo) e minha esposa o CBO, mais ela disse que o gosto é bem diferente do encontrado no Brasil.
04 de novembro  de 2011 - Sexta-Feira

City Tour
O Guia marcou com a gente de buscar no hotel às 09:30H. Atrasou uns quinze minutos. O City tour foi realizado através de um ônibus de turismo. No início, tiraram uma foto da gente e depois ofereceram a revelação, que é uma montagem, ou seja, eles pegam os nossos rostos e colocam em um casal dançando tango com todas as imagens dos pontos turísticos de Buenos Aires ao redor da foto ao preço de 50 pesos ou 25 reais.

O ônibus realizou uma parada de 20 minutos na Plaza de Mayo, onde pudemos apreciar a Casa Rosada, o Banco da Nação e a Catedral Metropolitana.

Partimos em direção do bairro Boca, aonde vimos o estádio La Bombonera logo em seguida fomos ao Caminito que tem vários cortiços que vendem várias artigos como: artesanato, couro e “cashemere”. Ficamos cerca de meia hora no local e minha esposa não resistiu e fez suas comprinhas.

Partimos para o Puerto Madeiro e a Zona Norte que são as partes mais ricas de Buenos Aires. O Guia comentou que o preço do m² em Puerto Madeiro está 7.000 dólares.

Na Zona Norte, vimos o monumento “Floraris Genérica”, o guia disse que o dispositivo que abria e fechava a flor está avariado e o custo de reparo é de 500.000 pesos.

O City Tour acabou no Shopping Abasto onde ofereceram um almoço no restaurante Patagônia no seu segundo andar, mas não recomendo para ninguém porque o almoço foi péssimo, pois constava de uma carne a milanesa, purê de batatas e uma salada, tudo muito frio. Minha esposa pediu arroz em vez de salada, mas o arroz estava frio e o gosto é muito ruim. Após esse almoço, fomos à sorveteria Freddo para saborear os sorvetes locais, eu comi de doce de leite e minha esposa de framboesa. Os dois sabores são maravilhosos por um preço de 23 pesos cada um (10 reais).
Após de ter andado pelo shopping sem comprar nada, fomos para o setor de informações do shopping no térreo para solicitar o nosso retorno ao hotel, porque o guia falou que o shopping oferece esse serviço. Informaram-nos que era para se dirigir na área externa do shopping próximo à estátua do Carlos Gardel e então pegamos uma van preta que nos levou ao hotel. Para quem quisesse após almoço, às 15:00 horas, poderia ir para um tour de compras pelas Outlet a partir do Shopping Abasto. O tour tem duração de duas horas e meia, mas como iríamos para o Show de Tango à noite, achamos que o horário ficaria muito apertado.
 Show de Tango – Señor Tango

Saímos às 20:00 horas para o Señor Tango. O lugar é uma casa de espetáculo e é muito chique. Eles tiram fotos de você para oferecer a revelação ao custo de 60 pesos (30 reais). A partir das 20:30 horas, eles servem um entrada que é uma massa com espinafre acompanhado por água, cerveja, refrigerante e vinho argentino muito bom. O prato principal você pode escolher entre carne, frango e peixe. Eu escolhi carne que veio acompanhada de arroz a grega e batatas cozidas. O jantar estava muito bom. A sobremesa foi um cheese cake de amora. Durante o show, proibiram da gente tirar fotos. Às 22:30 horas começou o show com a entrada de dois cavalos brancos e depois dançarinos e dançarinas, que se alternam dançando tango e cantando várias musicas argentinas. Cantou até música do Roberto Carlos. O Show é estilo hollywoodiano. Muito bem produzido. Recomendo pra todos. O Show termina cerca de 01:00 hora e depois uma van nos leva para o hotel. Na saída, o motorista da van fica com um cartaz com o número da van para facilitar a nossa identificação da van.

05 de novembro  de 2011 - Sábado

Montevídeo

O Catamarã

Tivemos que acordar bem cedo, pois a van iria nos buscar no hotel às 06:30 horas para levar para o porto e pegar o barco para Montevideo. Chegamos ao Porto operado pela Buquebus e nunca tinha visto um terminal tão bem arrumado. Tem até finger que liga até a entrada do navio. Como tínhamos o voucher das passagens, nos dirigimos para a entrada para ser emitida os bilhetes.

Como estávamos indo para outro país, necessariamente, teríamos que passar pela migração e foi necessária a apresentação dos passaportes, bem como o preenchimento de um formulário da alfândega. Na alfândega, eles carimbaram a saída da Argentina e a entrada do Uruguai. Depois fomos liberados para o embarque. Foi aí que tomamos o nosso café de manhã que constou de uma água e croissant de queijo e presunto ao preço de 27 pesos (11,40 reais). O navio é um catamarã muito grande, com cadeiras acolchoadas e ar condicionado central.

Dentro do catamarã tem um Free shop razoavelmente de bom tamanho e também, tem um serviço de bar de excelente nível. Saímos as 08:00 horas. A viagem tem a duração de 3 horas e 15 minutos. Foi preciso adiantar os relógios em uma hora. Descemos no terminal e não foi preciso enfrentar a migração. Desembarcamos sem burocracia. Após a saída, tinha um ônibus da Buquebus que iríamos nos levar para o City tour em Montevideo.

O City Tour
Saímos do porto cerca de 12:30 horas e percorremos alguns pontos turísticos, bairros e praias de Montevideo (Cidade Velha, Praça da Independência, Centro, Três Cruzes, Carrasco, Punta Carretas Shopping). O passeio tem a duração de cerca de duas horas e meia. Não gostei do passeio e a cidade estava muito mal cuidada. Não recomendo fazer esse passeio. Após o término do tour, deixaram-nos próximo ao porto para que almoçássemos.

O Retorno
O retorno tivemos que fazer os mesmos procedimentos de alfândega e o catamarã saiu de Montevideo às 19:00 horas durando a viagem as mesmas três horas e quinze minutos. Chegamos às 21:00 horas, já que atrasamos uma hora no relógio. A Quality Travel fez o transfer da gente para o hotel.

06 de novembro  de 2011 - Domingo

Zoológico Luján
Saímos do hotel às 09:45 horas em direção ao Zoológico Luján. A viagem dura cerca de 40 minutos. O Zoológico fica nas proximidades da cidade de Luján.

Entramos no Zoológico e fomos andar de Dromedário, uma volta pequena. Logo após, fomos visitar os elefantes, onde se podem dar cenouras para eles e passar a mão na tromba e tirar fotos. Tiramos fotos com filhotes de tigres, botando eles no nosso colo. Entramos também no viveiro das araras e papagaios, cobras e iguanas onde se podem pegar os animais e tirar fotos. Depois entramos nas jaulas dos leões e tigres, onde se tira fotos e passa a mão nos animais. Por último eles vendem uma comida (5 pesos ou 2,1 reais) para alimentar o urso na boca.  Pude dar peixe para as lontras e focas. Esse zoo é imperdível. Tem um fotografo que vai tirando fotos suas e no final te oferece um DVD com todas as fotos e você escolhe seis fotos para revelar, ao custo de 100 pesos ou 50 reais.

O passeio acabou cerca de 13:00 horas e então fomos almoçar no zoo mesmo. Nós pedimos bife de chouriço com batata fritas ao preço de 65 pesos ou cerca de 27 reais. A comida não era boa, pois o bife é muito gorduroso e a comida era pouca.
Às 14:00 horas, fomos conhecer a basílica de Nossa Senhora de Luján. É uma igreja muito bonita. Vale a visita. Minha esposa comprou duas medalhinhas da santa por 50 pesos ou 21 reais. Às 14:30 horas voltamos para Buenos Aires.

Jardim Japonês
Pegamos um taxi em frente ao hotel cerca de 17:00 horas e fomos para o Jardim Japonês. O taxista falou que o preço para nos levar era 35 pesos (15 reais). Chegamos ao parque e pagamos 8 pesos cada um para entrar (3,40 reais). O parque é bastante grande e muito bonito. Tiramos várias fotos pelo parque. O parque consta de várias pontes, lagos e monumentos japoneses.  Vale muito a visita. Ficamos cerca de 40 minutos no parque.

A Recoleta
Fomos a pé do Jardim Japonês para a Recoleta. Jantamos massa no Buenos Aires Design ao custo de 234 pesos o casal (99 reais).
Fomos até o cemitério da Recoleta, mas não entramos, pois já estava fechado então aproveitamos para conhecer o Shopping Recoleta Mall, um shopping muito bonito.
Pegamos um taxi para retornar para o hotel e paguei 20 pesos (cerca de 9 reais).

07 de novembro  de 2011 - Segunda-Feira

Tour pelos Outlet
A Quality Travell ofereceu um tour de comprar de cortesia para gente. Todas as empresas daqui oferecem esse tour ou você pode pegar um taxi e ir por conta própria. Na Calle Córdoba na altura dos números 4.000 e 5.000 tem vários Outlet .
Saímos às 10:30 horas, com um Guia, e ele nos levou por um taxi que ele pagou. A  primeira loja foi uma fábrica de couro. Os preços do couro estão bem em conta. A jaqueta de couro está na faixa de 500 reais. Minha esposa comprou sapatos de couro na faixa de 100 reais. Depois fomos a Nike e compramos camisas esportivas ao preço de 170 pesos (72 reais), chuteira de futebol a 369 pesos (156 reais) e meiões de futebol a 45 pesos (19 reais). Por final, fomos a uma loja que vende marcas da Lacoste, Puma e outras. Compramos tênis da Pulma ao preço de 541 pesos (229 reais) e algumas camisas da Lacoste de gola em v por 200 pesos (85 reais). Na última loja tive problemas com o limite de meu cartão de crédito e tive que pagar parte da conta com dólares.

Restaurante Siga La Vaca
Pegamos um taxi (18 pesos ou 8 reais) e fomos almoçar no restaurante Siga La Vaca que fica em Puerto Madero. O serviço é all inclusive, ou seja, está incluso o buffet, as carnes, refrigerantes (jarra de 1 litro) e sobremesa. O preço saiu a 85 pesos por pessoa (36 reais). O buffet tem salada verde, tomate, beterraba, maionese, salada de feijões, batata fritas, arroz (que não é muito bom), e outros. A carne tem: de vaca, de porco, de cordeiro, linguiça e outras. Não gostei muito do gosto. O melhor do local que achei, foram as sobremesas.

Puerto Madero
Após o almoço fomos passeando pelo Puerto Madeiro para tirar umas fotos da Fragata Sarmiento e da Ponte. Voltamos de taxi e pagamos 11 pesos (5 reais). Antes de voltar ao hotel, demos uma passada na Calle Florida e compramos alfajor do Havana por 59 pesos (25 reais) (caixa com 12 unidades). Também passamos na loja Isadora que vende bijuterias para comprar lenços de se colocar no pescoço ao preço de 22 pesos (10 reais).

Mais tarde comemos no Burger King por 70 pesos (30 reais). Os sanduiches são bem parecidos que no Brasil o que muda é que o refrigerante não tem o limite de 30 minutos para se servir eles te dão o copo com o refrigerante sem direito a repetir.

08 de novembro  de 2011 - Terça-Feira

O retorno
Saímos do hotel às 11:00 horas pelo Trasnfer out da Quality Travel. O trajeto até o aeroporto de Ezeiza tem a duração de 40 minutos. Chegamos no aeroporto, entramos na entrada B e fizemos o check in na TAM. Depois subimos uma escada pequena rolante e a esquerda tem a migração. Mostramos nosso passaportes e o formulário da alfândega argentina. Sem nenhum contratempo.
Depois da saída da Migração, a gente já cai no Free Shopping. É muito grande o Free Shopping. Compramos perfumes, itens de maquiagem e chocolates.

Depois fomos  comer, logo depois do Free Shopping. Comemos focaccia com Coca-Cola e browie. O sanduíche tem presunto de parma, muito rúcula e queijo e o preço foi 154 pesos ou 65 reais.
Depois tivemos que andar muito, mais muito mesmo, para chegar no portão 16. Não se empolgue nas compras do Free Shopping, pois se não vai  ter que correr muito.

Nós embarcamos no avião que saiu na hora certa.
O avião era muito bom e o serviço de bordo muito melhor que o da LAN. Chegamos em São Paulo às 18:30 horas. Pegamos a malas e fomos direto para a alfândega sem passar no Free Shopping, já que tínhamos realizado compras  no Ezeiza. Depois deixamos as malas no check in novamente e fomos lanchar.

Preços dos Passeios

Quality Travel (tel.: 54 - 11 – 4312-9310)
- City Tour Buenos Aires – 15 dólares.
- Passeio no Delta do Tigre com barco incluso – 35 dólares.
- Passeio no Delta do Tigre (Premium) incluindo o trem da La Costa e passeio de lancha desde o tigre até a Costa Norte – 65 dólares.
- Passeio ao Parque de La Costa com trem de La Costa e Delta – 65 dólares.
- Passeio ao Temaiken ( Terra da Vida) – 55 dólares.
- Passeio ao Museu e estádio do Boca Junior incluindo os ingressos ao museu e estádio -  65 dólares.
- Passeio a cidade de Luján e zoológico de Luján – 80 dólares.
- Humberto M incluindo almoço e bebidas – 55 dólares.
- Noite Romântica Humberto M incluindo jantar e bebidas – 140 dólares.
- Festa Gaúcha La Alameda com almoço – 100 dólares.
- Festa Gaúcha Santa Suzana com almoço – 100 dólares.
Tango com Jantar
- Ópera Pampa – 65 dólares.
- La Ventana – 70 dólares.
- El Viejo Almacén – 75 dólares.
- Café de los Angelitos – 75 dólares.
- Piazzola Tango – 90 dólares.
- Tango Porteño – Platea – 90 dólares.
- Esquina Carlos Gardel – 105 dólares.
- Señor Tango – 110 dólares.

Tango VIP
- El Viejo Almacén – 120 dólares.
- Gala Tango – Executivo – 185 dólares.
- Gala Tango – VIP – 210 dólares.
- Rojo Tango – 250 dólares.

Caltour (tel.: 54-15-5306-7097)
- City Tour Buenos Aires – 19 dólares.
- Passeio no Delta do Tigre com barco incluso (meio dia) – 35 dólares.
- Passeio no Delta do Tigre com barco incluso (dia todo com almoço) – 85 dólares.
- Passeio no Delta do Tigre (Premium) – 50 dólares.
- Passeio ao Temaiken ( Terra da Vida) – 46 dólares.
- Passeio a cidade de Luján e zoológico de Luján – 92 dólares.
- Passeio a cidade de Luján – 42 dólares.
- Passeio a Terra Santa – 35 dólares.
- Passeio La Plata – 42 dólares.
- Passeio Personagem Evita – 38 dólares.
- Festa Gaúcha – Fazenda Santa Suzana (Ópera de terça a domingo) – 80 dólares.
- Tigre Noturno – 107 dólares.
- Humberto M – 60 dólares
Tango com Jantar
- Ópera Pampa – 83 dólares.
- La Ventana – 95 dólares.
- El Viejo Almacén – 95 dólares.
- Café de los Angelitos – 95 dólares.
- Piazzola Tango – 95 dólares.
- Tango Porteño – Platea – 95 dólares.
- Señor Tango – 95 dólares.
- Madero Tango – 95 dólares.
- El Querandi – 105 dólares.
- Esquina Carlos Gardel – 120 dólares.
Tango VIP
- Gala Tango – Executivo – 170 dólares.
- Gala Tango – VIP – 210 dólares.
- Rojo Tango – 240 dólares.