sábado, 4 de junho de 2011

O Que Visitar

CityTour
O ônibus, de dois andares, sem teto, lembra os de Londres, com a diferença de que em Bs As eles são amarelos.
Sai da Estação Catredal, na Rua (Calle) Florida. E sai a cada 30 min.
O percurso passa por 12 atrações e leva cerca de três horas (isso se você não descer nos pontos).
e o clima estiver bom, o ideal é se sentar na parte superior e colocar os fones (em mais de dez idiomas, inclusive português).

O passeio está planejado com um sistema que permite aos usuários descer, desfrutar do locar e tomar o ônibus seguinte, 30 minutos mais tarde.

A primeira parada é na Plaza de Mayo e a última, na Plaza Lavalle. Entre os bairros incluídos no percurso estão La Boca, Puerto Madero e Recoleta.

Basta comparecer ao ponto de encontro.

Para maiores informações: www.buenosairesbus.com.
Minha opinião: esse passeio é imperdível, vale a pena e reserve um dia inteiro para ele. A gente desceu em todas as estações (com exceção de La Boca) e é muito divertido. Não é caro e o ticket dura para 24 ou 48 horas. Agora, cuidado para não se deixar enganar com “ônibus piratas”, viu? Esse city bus é oferecido pela Prefeitura de Bs As e seu ponto de venda é na Calle Florida esquina com a Diagonal Norte (ou melhor, Av. Presidente R. Sáenz Peña). Não deixe de conhecer:

Os preços variam, mas para mayores para um dia custou $25 pesos, e dois dias $35.

CENTRO
A Plaza de Mayo é o tradicional ponto de partida para desvendar Buenos Aires, já que concentra a sede do poder nacional e outros grandes edifícios históricos. A umas quadras dali, o Obelisco marca o encontro da Avenida 9 de Julio com a Avenida Corrientes, abrindo espaço a várias livrarias, cinemas e teatros. O bairro de Retiro, cenário do vai-e-vem cotidiano de milhares de portenhos, completa a mais autêntica paisagem urbana da capital.

TRANSPORTE centro- METRÔ no centro: linha C (azul) liga norte e Sul, do Retiro, passando pela Diagonal e Av. de Maio com Pelegrini). Linha D (verde) e A (azul claro) saem da Piramide de Mayo. A Linha D (verde) segue pela Diagonal, seguindo até a Santa Fé (Jardim Botânico). A linha A (azul claro) seguirá pela Rivaldavia até o sul. Linha B (vermelha) leva até Palermo Soho, seguindo a Corrientes desde Puerto Madero. ÔNIBUS: veja http://www.omnilineas.com.ar

Circuito 1 - Plaza de Mayo
Plaza De Mayo

É o símbolo das manifestações históricas do povo argentino. Ao seu redor estão a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana. Ao norte da praça está a "city portenha", área movimentada que marca o centro financeiro de Buenos Aires.


Casa Rosada (Balcarce 50)
É a sede da Presidência da República, em cuja sacada foram feitos os mais importantes pronunciamentos da história argentina. O interior do edifício conta com vários pontos de interesse, mas só o museu está disponível para visitas públicas. Vale muito a pena, bem interessante e bonito, da para entrar no escritório da Cristina, tem uma foto bem legal dela com o Nestor na entrada. Para quem for não pode deixar de tirar uma foto com os guardinhas que ficam lá!

Catedral Metropolitana (Av. Rivadavia e San Martín)
O padrão arquitetônico adotado é o de uma igreja sem torres e com 12 colunas representando os apóstolos. Do lado direito da Catedral se encontra o Mausoléu com os restos do herói libertador argentino, o General San Martín.


Cabildo (Hipólito Yrigoyen e Av. de Mayo)
Apesar das sucessivas reformas, esse edifício ainda respira história pois foi o epicentro da Revolução de Maio de 1810, data da independência argentina. Tem um museu aberto a visitação e um restaurante no pátio.



Avenida de Mayo
É interessante observar a variedade de cúpulas e fachadas de todos os estilos desta enigmática avenida, que parte da Plaza de Mayo e desemboca no imponente edifício do Congresso Nacional.




Café Tortoni (Avenida de Mayo 825)
O Tortoni é nada mais nada menos que o café mais antigo de Buenos Aires. Um verdadeiro clássico portenho que merece uma visita. Oferece shows de tango e jazz, além de um menu inspirado em pratos e sobremesas típicas da Argentina.



Palacio Barolo (Avenida de Mayo 1370)
Um chamativo prédio que data de 1923, totalmente inspirado na Divida Comédia de Dante Alighieri. Entra-se pelo inferno, passando por andares do purgatório e chegando pouco a pouco ao céu. Na cúpula há um farol com uma vista surpreendente de Buenos Aires. Apesar de que no prédio funcionam normalmente vários escritórios, oferecem visitas turísticas guiadas.

Manzana de las Luces (Bolívar, A. Alsina, Peru e Moreno)
É um conjunto de edifícios relacionados com a história e cultura portenhas, onde se escondem a igreja mais antiga da cidade e túneis da época colonial. Oferecem visitas guiadas diariamente.



Circuito 2 - Retiro
Plaza San Martín
Uma das maiores e mais belas praças de Buenos Aires. Com seus desníveis e suas árvores frondosas, é ideal para fazer uma pausa tranqüila e ao mesmo tempo observar o corre-corre dos executivos que trabalham nos prédios modernos de Retiro. Nos dias de verão, muita gente aproveita para tomar sol ou fazer um piquenique.


Torre de los Ingleses
Em frente à estação de trem Retiro fica localizada esta emblemática torre de tijolos vermelhos, que foi doada ao país por residentes britânicos em comemoração ao centenário da Revolução de Maio de 1810.






Calle Florida
É a rua de pedestres por excelência de Buenos Aires, obrigatória para qualquer visitante. O forte aqui são os artigos em couro e peles.






Galerías Pacífico (Florida e Av. Córdoba)
Este edifício da belle époque portenha que funcionava antigamente como galeria de arte é hoje o shopping mais procurado pelos turistas. Bonito por fora e por dentro, suas paredes e cúpulas foram pinceladas por importantes artistas argentinos. Quanto às lojas, são certamente de excelente nível, incluindo nomes como Cacharel ou Yves Saint Laurent. Destaque também para as várias casas especializadas em artigos de couro.


Centro Cultural Borges (Viamonte e San Martín)
Localizado no mesmo prédio que as Galerías Pacífico, este centro cultural sempre oferece excelentes exposições de artistas de renome internacional.






Museo de Arte Hispano-Americano (Suipacha 1422)
 Arte colonial e artesanato em prata.








Circuito 3 - Obelisco e Avenida Corrientes

Avenida 9 de Julio
A Avenida 9 de Julio, a Avenida Corrientes e o Obelisco, no cruzamento de ambas, representam o cartão-postal clássico do centro portenho, seja durante o dia ou ao cair a noite.






Teatro Colón (Cerrito e Tucumán)
É um grande orgulho para Buenos Aires possuir um dos melhores teatros líricos do mundo. Mesmo que você não possa assistir a um espetáculo não deixe de realizar uma visita guiada e conhecê-lo por dentro. Estupendo lugar, muito bonito e suntuoso, custo 15 dólares opções de guia em inglês e espanhol, eu peguei em inglês que é mais fácil de entender, para quem não fala espanhol, não vão com a ilusão de que é muito parecido com o português porque NÃO É!!! Eles falam muito rápido e enrolado, mas da pra se virar.

Avenida Corrientes
Além do magnífico Colón há cerca de outros 60 teatros em Buenos Aires. Boa parte deles tem endereço na Avenida Corrientes, centro da atividade teatral portenha. As peças vão textos populares e comédias até adaptações de grandes musicais internacionais. Outra especialidade da avenida são as livrarias e cafés literários. A oferta é variada, havendo inclusive lojas especializadas em vender livros super baratos.

Paseo la Plaza (Av. Corrientes 1660)
Um complexo teatral muito recomendável a qualquer hora do dia ou da noite, já que além das salas de espetáculos possui lojinhas, restaurantes e bares em seu interior.




Once
Se a palavra de ordem é economizar, o trecho da avenida Corrientes que vai de Callao até Pueyrredón tem várias lojas de roupas, calçados e acessórios com venda no varejo e no atacado e preços inigualáveis.




Abasto de Buenos Aires (Av. Corrientes 3200)
O Abasto é um dos mais novos shoppings de Buenos Aires e funciona num prédio que antigamente era o mercado central da cidade. O shopping, além da grande variedade de lojas, tem praça de alimentação, 12 salas do Hoyts General Cinema, um mundo infantil e esporadicamente oferece exposições e palestras sobre temas variados. Do lado de fora, uma estátua de Carlos Gardel, que morou por essas redondezas no começo de sua carreira.



RECOLETA
(onde tem o cemitério e o comércio chique da cidade)
A Recoleta é o bairro mais parisiense de Buenos Aires, reduto da antiga aristocracia portenha. Elegância e sofisticação se unem em seus museus, galerias, cafés e boutiques, fazendo da Recoleta um passeio simplesmente imperdível.

>> COMO CHEGAR – RECOLETA: 10, 21, 37, 38, 41, 59, 60, 67, 92, 93, 95, 102, 110, 118, 130. Do Retiro: 10 e 17 (Esmeralda, Juncal até Recoleta), 59 – Carlos Pellegrini até Recoleta (Libertador) e 60 – Liberdad até Recoleta (Las Heras). METRÔ: o mais perto vai até a Callao com Corrientes e Santa fé. Linha D (verde), mas ainda fica várias quadras da Recoleta.

Circuito 1 - Plaza Francia

Plaza Francia
Além de apreciar a beleza da praça a qualquer hora, vale a pena visitar a feira que funciona nos sábados, domingos e feriados de 11 a 18h. É possível encontrar peças em prata, cerâmica, couro e artesanatos, além de presenciar shows de artistas de rua. Bastante frequentada por turistas, é um lugar ideal para ver e ser visto.




Cemitério da Recoleta (Av. Quintana e Junín)
Um clássico de Buenos Aires é passar pelo cemitério da Recoleta, um dos mais bonitos e mais visitados do mundo. Suas tumbas guardam os restos de famílias tradicionais argentinas, além de grandes personagens históricos. Evita, apesar de protestos por suas origens humildes, conseguiu ser enterrada aqui e hoje repousa na cripta da família Duarte. A tumba é modesta mas muitíssimo procurada. Os guardas podem dar indicações sobre como encontrá-la. É possível fazer uma visita guiada para conhecer os túmulos de personalidades, como Eva Peron, e etc. Além dos diversos gatinhos que ficam circulando pelo cimeitério...

Basílica Nuestra Señora del Pilar (Junín 1892)
É uma das igrejas mais singelas da capital, com linhas barrocas e fachada pintada de branco. Foi construída em 1732 pelos jesuítas e se destinava às orações e práticas espirituais dos padres franciscanos recolhidos (recoletos).





Centro Cultural Recoleta (Junín 1930)
Todos os tipos de shows, palestras, exposições e movimentos de vanguarda.






Buenos Aires Design (Pueyrredón 2501)
Primeiro centro comercial latino-americano voltado exclusivamente para a arquitetura, design e decoração. No terraço está o Paseo del Pilar, repleto de restaurantes com mesinhas externas e com uma bela vista para a Plaza Francia. No terraço é onde fica localizado o Hard Rock Cafe.




Village Recoleta (Junín e Guido)
Moderno complexo de cinemas que fica atrás dos muros do cemitério e que inclui um setor de alimentação e outros comércios. Nas imediações, existem muitas outras opções de bares e restaurantes.




Livraria Ateneo
pela aquitetura, Teatro Gland Splendid -Avenida Santa Fe 1860. Telefone: 4813.6052 – Embora seja uma livraria, o predio é um teatro, construído em 1919, que merece uma visita. Como chegar: O melhor é descer a Av. Callao (cerca de 10 minutos do Cemitério da Recoleta, 7 quadras) ou descer na estação Callao, se estiver no centro, e subir em direção à Recoleta.
Horário de atendimento: Segunda a Quinta 9:00-22:00 hs, Sexta e Sábado das 09:00 às 24:00 hs, Domingos 12:00-22:00 hs.

Parada para lanche: Café La Biela, Avenida Pres. Manuel Quintana 596, em frente à entrada da Igreja do Pilar, paralela à Alvear.

Circuito 2 - Av. Libertador e Av. Figueroa Alcorta

Floralis Generica (Plaza de las Naciones Unidas, Av. Figueroa Alcorta e Austria)
Gigantesca escultura em forma de flor, construída inteiramente em aço e alumínio. Graças a um sofisticado sistema, as "pétalas" ficam mais abertas durante o dia e vão fechando à medida que vai anoitecendo.




Museu Nacional de Belas Artes (Av. del Libertador 1473)
O museu mais importante da Argentina conta com variadas obras de artistas nacionais e internacionais, como Rodin, Monet, Renoir, El Greco e Goya, além de realizar exposições temporárias. Pode ser visitado de terça a domingo de 12h30 a 19h30. Há visitas guiadas às 16h, 17h e 18h. Entrada franca.



Museu Nacional de Arte Decorativa (Av. del Libertador 1902)
Coleções de móveis, esculturas, tapetes, porcelana e cristal. É possível realizar visitas guiadas pelo museu e assistir conferências sobre arquitetura. Funciona de terça a domingo, das 14 às 19 horas. A entrada é grátis nas terças-feiras e custa 2 pesos nos outros dias.



Biblioteca Nacional(Agüero 2502)
Localizada em um chamativo edifício de estilo racionalista, a biblioteca tem em seu acervo mais de 1.800.000 títulos além de organizar diversas atividades culturais.






Circuito 3 - Av. Alvear e Av. Santa Fe

Av. Alvear e Av. Quintana

As avenidas Alvear e Quintana, são o destino de compras mais fino e sofisticado, concentrando principalmente joalherias e boutiques internacionais como Armani, Valentino, Ermenegildo Zegna e Versace.





Patio Bullrich (Posadas 1269)
Foi o primeiro shopping de Buenos Aires, inaugurado em 1989. É pequeno em comparação com os mais recentes, porém suas lojas não deixam nada a desejar, reunindo as grifes mais caras da Argentina e também as reconhecidas Kenzo, Versace, Dior, Lacroix e Cacharel.



Parque Thays (Av. del Libertador e Av. 9 de Julio)
Quase em frente ao shopping fica o Parque Thays, onde o destaque é a escultura em forma de busto masculino do colombiano Fernando Botero.





Palais de Glace (Posadas 1725)
Exibição de quadros, esculturas e fotografias. Também promove diversas palestras. Aberto de segunda a sexta de 13 a 20h e fins de semana de 15 a 20h.





Av. Santa Fe
No trecho que vai da Avenida 9 de Julio até a Avenida Coronel Díaz existe uma grande variedade de lojas de roupa social e esportiva, de excelente qualidade e preços menos turísticos que os da Calle Florida.




PALERMO
Palermo é um dos maiores bairros da cidade, e é tradicionalmente dividido em Palermo Viejo, Palermo Hollywood (onde ficam os estúdios de televisão) e Palermo Soho (porque tem tudo a ver com o SoHo original de New York!).
Palermo Soho é o bairro do momento - cheio de lojas bem bacanas e restaurantes idem. E o melhor, os turistas ainda não descobriram. Então é o melhor para se sentir um verdadeiro porteño!
O maior bairro de Buenos Aires é também o mais multifacético. Seus bosques compõem a mais extensa e bela área verde da cidade. Parlemo Chico, com suas embaixadas, museus e mansões, é o que existe de mais refinado na capital. Já em Palermo Viejo é onde vive o espírito criativo da cidade, numa mistura muito peculiar entre arquitetura do século passado e arte moderna de vanguarda.
>>> COMO CHEGAR PALERMO: Linea 109 (Córdoba desde Madero até Malabia), 140 (córdoba desde madero até o final) Outros: 106, 168 (Rivaldavia até Velazco). METRO (SUBTE): Linha B (vermleha) até Malabia, Linha D (Verde) leva até Alto Palermo e Jardim Botânico

Circuito 1 - Bosques de Palermo
Lagos de Palermo
Nas avenidas Andrés Bello e Intendente Bunge é possível alugar pedalinhos e caiaques para passear pelos lagos. Aberto diariamente de 12 a 19h (inverno) e de 10 a 20h (verão).




Rosedal
O roseiral portenho é um belo jardim com várias espécies de rosas, localizado no coração do parque, entre os lagos. Como não podia deixar de ser, a melhor época para visitar é durante a primavera, mas em qualquer estação o Rosedal também é otimo para uma caminhada tranqüila. O acesso é através da ponte sobre o lago ou pela Av. del Libertador. Aberto diariamente de 12 a 19h.


Jardim Zoológico (Av. Las Heras e Av. Sarmiento)
ZÔO LUJAN É o segundo zoológico mais visitado do mundo. Além da grande variedade de animais provenientes da Argentina e de outros países, o Zoo de Buenos Aires está muito bem cuidado e sempre tem atrações para as crianças. Aberto de terça a domingo de 9h30 a 18h.:
Pode ir de van ao preço de 20 pesos por pessoas, mais 20 para voltar=muito bom com ar.Fabebus
Entrada do ZÔO =50 pesos por pessoas (2011)
Pode dar leite aos filhotes de tigre e leão e agradá-los e entrar na jaula dos grandes..........imperdível
Dar cenouras para os guanacos/lhamas,subir no dromedálio e tirar fotos etc
Capital – Luján: 8:30 – 10:30 – 12:00
Luján – Capital: 12:50 -13:30 – 15:30 – 17:30
Fica a 58 km de Buenos Aires

Jardim Botânico (Av. Santa Fe e Av. Las Heras)
Mais de 8000 espécies vegetais de todo o mundo. Uma estufa subtropical foi criada para abrigar as variedades mais exóticas.






Jardim Japonês (Casares e Adolfo Berro)
Arroios, lagos artificiais com peixes, oásis de pedras, numerosos bonsais, venda de plantas e A Grande Casa de Chá. É preciso pagar entrada mas a beleza impecável do jardim compensa.




Planetário (Av. Sarmiento e Roldán)
Seu museu destaca fotografias de constelações e o equipamento astronômico. Nos fins de semana acontece uma Viagem pelas Constelações (para crianças acima de 7 anos).





Circuito 2 - Palermo Chico
Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba) (Av. Figueroa Alcorta 3415)
é um museu de arte contemporânea super-charmoso e é onde está o famoso quadro brasileiro Abaporu. Inaugurado no ano 2000 com base no acervo particular do colecionador argentino Eduardo Constantini, o Malba exibe obras paradigmáticas como Abaporu de Tarsila do Amaral ou Autorretrato con chango y loro da mexicana Frida Kahlo. Realiza também interessantes ciclos literários e projeções cinematográficas. imperdivel pelas obras e arquitetura. Vale a visita! Abriga a Coleção Costantini, que é composta por mais de 200 obras, que incluem desenhos, pinturas, esculturas e objetos de autoria dos mais importantes artistas modernos da América Latina.

O interessante deste museu é que seu acervo é focado na arte latino-americana do século XX em diante, colocando-a dentro de um contexto internacional.

Todos os principais artistas latino-americanos estão lá, inclusive os brasileiros (Portinari, Di Cavalcanti, Volpi, Hélio Oiticica, Lygia Clark, e Tarsila do Amaral, com o nosso Abaporu).

Paseo Alcorta (Salguero e Av. Figueroa Alcorta)
São 100 mil m² divididos em quatro andares, reunindo bons artigos de decoração e perfumaria, além das melhores tendências da moda argentina. Na hora de comer, pode-se optar por restaurantes de diversas etnias.




Museu Evita (Lafinur 2988)
O museu está instalado num antigo casarão e exibe fotos, documentos, cartas, vestidos, jóias, revistas e brinquedos que testemunharam a vida e obra de Eva Perón. Também conta com um café e restaurante ao estilo dos anos 40 e uma lojinha de lembranças. De terça a domingo e feriados, de 14 a 19h30.


Circuito 3 - Parque Las Heras
Parque Las Heras (Av. Las Heras e Av. Coronel Díaz)
Um grande parque arborizado, muito utilizado pelos moradores para praticar esportes, fazer piqueniques, etc. Durante os quentes meses de verão, não são poucas as que aproveitam para também tomar sol de biquini.



Alto Palermo Shopping (Av. Santa Fe 3200)
Inaugurado em 1990, Alto Palermo é um dos maiores e mais diversificados shoppings de Buenos Aires. Possui uma ótima praça de alimentação, duas salas de cinema e uma academia. A moda portenha está bem representada nas mãos de John L. Cook, Ona Saez, Kosyuko, Ayres, Akiabara, Prototype, entre outros. Quase ao lado do shopping, na esquina de Bulmes e Beruti existe um complexo Cinemark com mais 12 salas.

Boulevard Charcas (Charcas, entre Coronel Díaz e Salguero)
Como desculpa para tomar um café, vale a pena percorrer o boulevard da rua Charcas até a praça onde se encontra a igreja Nossa Senhora de Guadalupe. Também conhecida como Villa Freud, pela grande concentração de consultórios de psicólogos.



Circuito 4 - Palermo Viejo
Palermo Soho
É uma opção de compras alternativa e muito badalada, já que no Soho de Buenos Aires predominam criações de jovens designers, tanto em vestuário como em objetos para o lar. A rua principal é a Av. Honduras e vale a pena conferir de dia ou de noite, porque o bairro está cheio de modernos barzinhos e restaurantes. Um dos bairros mais charmosos de Buenos Aires.


Plaza Julio Cortázar (Serrano e Honduras)
Também conhecida como Placita Serrano, é o coração de Palermo Soho. Vira uma pequena feira de artesanato e brechó nos finais de semana.





Casa de Jorge Luis Borges (Jorge Luis Borges 2135)
O genial escritor passou sua infância em Palermo Viejo, tendo dedicado ao bairro o poema "Fundación Mítica de Buenos Aires". A casa tem visita guiada às 15 horas.






Palermo Hollywood
A ferrovia marca o limite de Palermo Soho e o começo de Palermo Hollywood, apelidado assim graças aos seus vários estúdios e produtoras de televisão, cinema e rádio. O forte aqui são os restaurantes e bares de culinária regional (japonesa, vietnamita, mediterrânea, peruana, escandinava, etc.)


SAN TELMO & LA BOCA
San Telmo, com suas ruas de paralelepípedos e casas coloniais, é sede de importantes antiqüários, galerias de arte e das principais casas de tango da cidade. Perto dali fica o pitoresco bairro de La Boca, famoso por suas casas multicoloridas e por ser o berço do aclamado Clube Atlético Boca Junior
>>> COMO CHEGAR SAN TELMO: (ÔNIBUS) descer na Av. Independência ou Carlos Calvo. Linha nº 129 da Lima até Av. Brasil, 29 e 34 (República, Catedral, segue pela Bolivar), 22 (Retiro até Bolivar), 28 (25 de maio, Catedral, Bolivar até Juan de Garay), 126 (Bouchard, Bolivar até Carlos Calvo). METRÔ San Juan (linha C)(não fica muito perto, tem 10 minutos de caminhada).
Atrações em San Telmo
* Plaza Dorrego (colonial), onde há a feira citada acima.

No bairro La Boca, faça a sua visita durante o dia e não se afaste da zona turística, pois fora dela há risco de assaltos.

Circuito 1 - San Telmo
Plaza Dorrego (Defensa e Humberto Primo)
Todos os domingos a partir das 10 da manhã, a praça cede lugar à mais famosa feira de antigüidades, a Feria de San Telmo, que reúne desde simples bijouterias e roupas de época até gramofones, relógios e telefones antigos. Geralmente há artistas de rua fazendo alguma apresentação ou dançando tango. Durante a semana, os cafés que ficam ao redor da praça colocam suas mesas ao sol, criando um ambiente muito agradável.

Calle Defensa
É a artéria principal de San Telmo, que concentra importantes edificações como o Museu Histórico Nacional e a Igreja Ortodoxa Russa. Além de possuir vários restaurantes e bares muito freqüentados a qualquer hoja, suas lojas oferecem desde as mais refinadas antigüidades até criações originais de jovens designers.




Pasaje San Lorenzo (Defensa 700)
Esta pequena e mágica ruela é uma verdadeira viagem à arquitetura do século XIX, sendo possível observar vários dos antigos cortiços (conventillos) onde habitavam os imigrantes. No número 380, fica a curiosa "Casa Mínima" , uma antiga residência com apenas 2,5 m de fachada.


Zanjón de Granados (Defensa 755)
Esta centenária mansão foi restaurada e hoje é um museu que permite explorar o passado portenho através de túneis subterrâneos. Oferece diariamente visitas guiadas de uma hora, onde é possível observar cisternas, celas, utensílios e outras curiosidades arqueológicas urbanas.








Parque Lezama (Brasil e Paseo Colón)
Esta histórica praça está localizada em terreno alto e desnivelado, o que oferece uma vista muito interessante da cidade. Plantas de todo tipo, chafarizes e esculturas completam a paisagem deste que é um dos maiores pulmões da capital.




Circuito 2 - La Boca
COMO CHEGAR CAMINITO: (ônibus) Linha 8, 86 (De maio até olavarria), 29 (Saens Pena até Mendonza), 64 (Maio até mendonza Caminito), 33 (Madero e Paseo Colon ate olavarria) – Boca até centro
Caminito (Lamadrid e Magallanes)
Aberto diariamente das 10 às 18h, o Caminito é uma rua-museu tão tradicional quanto imperdível, que fascina pela magia das cores e do tango. Aproveite para dar uma olhada nas pinturas dos artistas que retratam o cotidiano do bairro. Se gostar de alguma, pode ser uma ótima lembrança da cidade. Também existem aqui muitas lojas de souvenirs e produtos típicos da Argentina.

Vuelta de Rocha (Av. Pedro de Mendoza e Palos)
Às margens do rio Riachuelo é possível visitar o barco-museu "Vapor de la Carrera", que contém artesanato e um stand de informações turísticas.





Estádio Boca Juniors (Brandsen 805)
O estádio de futebol "La Bombonera" é um ícone do bairro, de Buenos Aires e da Argentina. Existe uma visita guiada onde você poderá ver o museu do clube, os vestuários, a arquibancada preferencial e inclusive entrar em campo. É um passeio bem interessante, mesmo se não gostar de futebol, com visitas ao museu, campo e vestiários.


PUERTO MADERO
Como chegar a Puerto Madero: Para quem estiver no centro, o melhor acesso é a pé. Para outras regiões, de Palermo Norte, pegue a linha B (vermelha) até a última estação. Da Recoleta e Palermo Norte: ônibus 193 (Atrás do Cemitério da Recoleta, nas Azcuenaga)
O mais novo bairro da cidade é realmente uma atração à parte. Uma ótima seleção de restaurantes em um ambiente mais do que agradável, com vista aos diques do Río de la Plata. Atravessando uma das pontes ou cruzamentos, modernas torres comerciais e residenciais abrem espaço entre o charmoso passeio da Costanera Sur e a Reserva Ecológica.


Circuito 1 - Diques
Avenida Alicia Moreau de Justo
Esta revitalizada avenida, com seus vários prédios de tijolo vermelho, é o cartão postal de Puerto Madero e concentra uma das melhores ofertas gastronômicas da cidade. Em 2007 foi inaugurado um moderno e conveniente bondinho que por 2 pesos - em moedas - pode levá-lo de uma ponta a outra da avenida.



Fragata Sarmiento (Av. Alicia Moreau de Justo e Av. de Mayo)
Esta histórica embarcação da Armada argentina, inaugurada em 1897, se encontra hoje ancorada no Dique 3
Segunda a Domingo de 10 a 19 hs, Metrô mais próximo B (Estação LN Alem)/4, ônibus: 93, 152de Puerto Madero. Nela funciona um interessante museu que permite reviver todas as aventuras da fragata mundo afora. Aberto diariamente de 9 a 20 horas.

Puente de la Mujer (Av. Alicia Moreau de Justo e Av. de Mayo)
Uma moderna ponte, criação do reconhecido arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O nome é mais uma homenagem ao sexo feminino, já que a maioria das ruas de Puerto Madero têm nome de mulheres.




Circuito 2 - Costanera Sur
Fuente Las Nereidas (Av. Tristán Rodríguez 1550)
Esta bela criação da escultora argentina Lola Mora fica próxima à entrada da Reserva Ecológica. Inaugurada em 1903 como representação do nascimento de Vênus, a obra foi levada a esta então remota parte da cidade devido às sugestivas imagens de nudez.



Reserva Ecológica (Av. Tristán Rodríguez 1550)
A poucas quadras do centro fica esta reserva, cujas espécies vegetais foram surgindo naturalmente nos aterros que avançam sobre o rio. Muito utilizada pelos portenhos para caminhar, correr, andar de bicicleta, tirar fotos ou simplesmente descansar em meio à natureza.



Casino Flotante Puerto Madero (Rawson de Dellepiane - Dársena Sur)
Embora os cassinos estejam legalizados na Argentina, não é o caso da cidade de Buenos Aires. Por isso o único cassino da capital fica fora do seu território físico, num belo barco antigo ancorado em Puerto Madero. A entrada é gratuita e o cassino fica aberto 24 horas por dia, todos os dias do ano.


BELGRANO
Um dos mais charmosos bairros de Buenos Aires, Belgrano tem belas residências antigas, tranqüilas áreas verdes, bares e restaurantes modernos em Las Cañitas, vida comercial ativa, e como se fosse pouco, um pequeno bairro chinês.





Circuito 1 - Las Cañitas
Báez y Arce
Este cruzamento é um excelente ponto de partida para conhecer os encantos de Las Cañitas. De dia, é um bairro residencial tranqüilo, com suas ruas e boulevares arborizados. À noite, é um dos lugares mais freqüentados da cidade, graças aos restaurantes, bares e boates de última moda.

El Solar de la Abadía (Av. Luis María Campos 940)
Pequeno, aconchegante e fora do circuito tradicional, o Solar é um dos mais sofisticados locais de compra de Buenos Aires. Tem praça de alimentação e duas salas de cinema.




Hipódromo Argentino (Av. del Libertador 4105)
As corridas de turf são muito procuradas tanto por fanáticos como por curiosos e acontecem de sexta a segunda. Verificar dias e horários ligando para o telefone disponível no site. Também existe um museu, um restaurante e um centro de entretenimento com máquinas caça-níqueis.


Circuito 2 - Barrancas de Belgrano
Barrancas de Belgrano 
 Esta grande e bela área verde é também ponto de referência do bairro. Projetada toda em desníveis, é uma criação do paisagista Carlos Thays, também responsável pelo Jardim Botânico de Buenos Aires.




Plaza Manuel Belgrano
É a praça central de Belgrano, onde se conserva grande pare do patrimônio histórico do bairro. Nos finais de semana funciona uma feira artesanal mais direcionada às artes plásticas, com exposições de jovens artistas locais. À tarde há shows para crianças.



Iglesia de la Inmaculada Concepción 
A igreja fica ao lado da praça Manuel Belgrano e é conhecida como "La Redonda" devido ao seu chamativo formato circular.






Barrio Chino (Arribeños 2100 e 2200)
Perto das Barrancas e atravessando a via do trem, existe um pequeno reduto dos imigrantes chineses em Buenos Aires. No Chinatown portenho é possível encontrar supermercados, armazéns e restaurantes de comida típica, além de lojas vendendo artigos de feng-shui, gibis e DVDs orientais. Em fevereiro acontecem desfiles em comemoração ao ano novo chinês.



Circuito 3 - Belgrano C e Belgrano R
Avenida Cabildo 
A Avenida Cabildo delimita a área de "Belgrano C", a mais movimentada do bairro. Cabildo concentra ótimas lojas de moda jovem, principalmente na interseção com Av. Juramento.




Belgrano R
Entre a Avenida Cabildo e as vias do trem Mitre fica o elegante bairro conhecido como "Belgrano R". Suas antigas residências e petit-hotels em estilo inglês, rodeadas de frondosas árvores centenárias, criam um dos mais agradáveis climas portenhos.





TIGRE & ZONA NORTE, BUENOS AIRES

Perto da capital, na beira do Rio da Prata, encontra-se uma das áreas residenciais e turísticas mais exclusivas da Grande Buenos Aires. No extremo norte, está o "Delta do Paraná", "Delta do Tigre" ou simplesmente "Tigre", gigantesco conjunto de ilhas, reserva natural da floresta e da fauna nacional. O cenário é único, cheio de matizes; rios, canais, árvores frondosas, casas coloridas, embarcações e a vida sã como pincípio.

É um dos poucos arquipélagos turísticos do mundo, destino de milhares de portenhos aos finais de semana.

No percurso da Capital Federal até o Tigre, situam-se os principais municípios da Grande Buenos Aires: San Fernando, San Isidro e Vicente Lopez. Pela sua proximidade com a capital, a região transformou-se em um lugar privilegiado de residência e miniturismo. San Fernando é a capital nacional da náutica, (a Argentina tem 44 campeões mundiais de yachting > clique ) onde está concentrada a atividade de seu esporte. San Isidro é a capital nacional do Rugby, com importantes clubes de transcendência internacional.

PASSEIO AO TIGRE, NO TREN DE LA COSTA
Um roteiro alternativo para explorar

pegue trem na estação Retiro até a parada final Maipú. Pegue o Tren de la Costa (desça e suba qtas vezes quiser p/compras de souvenir) na parada final do Delta, pode pegar barco/escuna/lancha etc. há um Cassino e Parque de Diversões; (vale a pena pegar só o trem e não pegar o barco).

Paseo Victorica
O Passeio Victorica é a "Costanera", rua de pedestres à beira do Rio Lujan, ideal para passeios a pé e descobrir os diversos atrativos que o Tigre oferece. Das maravilhosas árvores e rios até cada uma das riquezas arquitetônicas e palacios, muitas delas sedes de importantes clubes náuticos tais como Regatas La Marina, Rowing Club, Canottieri Italiani, entre outros.
Continuando no Passeio Victorica, encontram-se importantes museus de transcendência nacional.

Museu Naval da Nação
expõe uma vasta coleção de maquetes de barcos a escala, objetos, uniformes e peças marítimas históricas (para mais informação museus).




Museu de Arte do Tigre
  localiza-se num imponente palácio, expoente do passado do charme do Tigre próspero e distinto. Expõe-se ali, uma singular pinacoteca de notáveis artistas argentinos e internacionais.
Para chegar ao Passeio, atravesse a ponte do Rio Tigre, a metros da estação de trens.






Estacion Fluvial de Tigre
Da estação, saem catamarãs que percorrem o Delta, ou fazem tours mais extensos para comtemplar, um dia inteiro, as ilhas e paisagens com opções para almoço, jantar, pescar e de hospedagem.

TODO TURISTA DEVE CONHECER O DELTA. Não esqueça levar a câmera de fotos.





Puerto de Frutos
O porto de frutos é hoje um grande mercado de artesanato (alguns autóctones) e, em menor medida, o que antigamente foi o vertiginoso trânsito de frutas e madeira do Delta.
Dentre as artesanias da região, você pode encontrar cestos rústicos de palha e docinhos de todo tipo.




O Tigre não só representa a excepcional reserva agreste de Buenos Aires, mas também é sinônimo de lazer para todas as idades: funciona no local o famoso Cassino Trilenium com mais de 80 meses de jogo, Roleta, Black Jack, Ponto e Banca e 1500 máquinas num prédio de 20.000 m, é assim o maior cassino da América do Sul, e o Parque da Costa com seus 15 hectares de jogos para crianças e adolescentes.

Tren de la Costa
O Trem de la Costa é o trem de passageiros (e turístico) que percorre a beira do Rio da Prata para chegar ao Delta do Tigre, estação terminal. É ideal para conhecer mais de perto a ribeira da zona norte, San Fernando, San Isidro e Olivos. Você pode comprar a passagem que permite descer em cada uma das estações. Aos domingos, funcionam feiras de artesanato e antiguidades. A estação San Isidro possui uma ampla praça de alimentação.


Avenida del Libertador
Se você tem carro ou bicicleta de aluguel , a Avenida del Libertador é uma das principais artérias que comunica cada uma das cidades da zona norte e vai da Capital até o Tigre.
É ideal o seu percurso para conhecer a zona norte em sua totalidade. Olivos, San Isidro, San Fernando e finalmente a chegada ao Tigre.



San Isidro

Vale a pena conhecer San Isidro e percorrer seu tradicional centro histórico. Faz parte da história argentina e foi testemunha de importantes acontecimentos.
Sua referência mais antiga está relacionada com Juan de Garay quem em 1580 fez a distribuição dessas terras.



Quinta de Pueyrredon
Em 1806, Santiago de Liniers, que depois de ter desembarcado no Tigre, iniciou sua cruzada para reconquistar Buenos Aires, foi refugiado nesse lugar.
Sítio que pertenceu ao Brigadier Juan Martin de Pueyrredón, desde 1944 funciona o museu homônimo, preservando o acervo cultural e histórico do período colonial, fundamentalmente os objetos relacionado com os Pueyrredón.

Seus hóspedes foram: o Gral. José de San Martin, Sarmiento, Roque Saenz Pena, etc.
Rua Rivera Indarte 48, 3as, 5as, sábados e domingos de 14 a 18h. Imperdivel !

Catedral De San Isidro
Templo construído em 1898, seu estilo arquitetônico é neo-gótico. Possui três naves em forma de cruz latina com abside circular. Seu órgão francês é de 1906. É um dos ícones de San Isidro.















Mercado De Artesanato
A Feira de artesãos é outro passeio clássico de San Isidro, a feira americana ou de artesãos, como pode ser chamada, é também uma das mais antigas da zona norte. Funciona os dias domingos. Recomendavel !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse Palpites Ações