sábado, 18 de junho de 2011

O Que Visitar

Monumento às Três Raças (Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, no Centro):

Obra faz homenagem ao negro, ao branco e ao índio. Símbolo da cidade.





Monumento à Paz (no Bosque dos Buritis):


criado pelo artista plástico Siron Franco. A obra, uma ampulheta de cinco metros de altura e quinhentas toneladas, abriga terras de vários países. Nas margens de um belo lago do bosque, a escultura representa a possibilidade da união entre todos os povos.



Museu de Arte Contemporânea (MAC)

reúne pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e reproduções. possui um acervo de 500 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, objetos e reproduções. No mesmo local está a Escola de Artes Visuais e o Balé do Estado, outras manifestações explícitas da movimentada cultura goianense.


Museu de Arte de Goiânia (Rua 1605, setor Oeste, Tel 3524-1190)

  
Sediado em local privilegiado, dentro do Bosque dos Buritis - marco turístico da cidade - o Museu de Arte de Goiânia (MAG) foi inaugurado à 20 de outubro de 1970. Criado pela lei n º 4188, de 28 de agosto de 1969 é o primeiro museu público municipal de artes plásticas da região Centro-Oeste. O museu encontra-se aberto de segunda a sexta-feira das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00.


Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga
    
chama a atenção pela arquitetura, com fachada art-déco, fundado em 1946. O acervo conta com documentos históricos, artefatos indígenas, utensílios antiquíssimos, arte sacra e popular, objetos da época da Revolução Industrial, minerais, rochas, diversas peças artísticas e uma seção especializada em folclore.


Fundação Museu de Ornitologia (Av Pará, 395, Campinas, Tel 3524-1919)

 
A exposição que conta com peças pré-históricas e curiosidades do mundo animal, tem mamíferos dos mais primitivos(canguru, equídea, ornitorrinco, coala), passando aos mais evoluídos (boto, macacos), e os mais característicos (tamanduá, preguiça, tatu). Apresenta a coleção das mais belas e raras aves do mundo, como quetzal - ave sagrada dos astecas, pingüins, albatroz, apenas para destacar algumas. Visita : Dias úteis, sábados e domingos Horário : Das 8 às 17:30 horas.

Painéis da Via Sacra (na Rodovia dos Romeiros)
 
  impressiona pela grandiosidade. São 16 quilômetros de extensão, como se fosse uma gigantesca galeria de arte a céu aberto, a maior do mundo. São 14 painéis de dez metros de largura por quatro de altura do artista plástico Omar Souto, que retratam os principais momentos da paixão de Cristo. Omar passou 105 dias no local para conseguir pintar todos os painéis.

Bosque dos Buritis (Av Assis Chateaubriand com Rua 1 e Al dos Buritis, setor Oeste)

  
é considerado o patrimônio paisagístico da cidade. Debruçado no Setor Oeste de Goiânia, o bosque abriga três lagos artificiais. Em um deles está o maior jato d'água da América do Sul. Trata-se de um dos mais antigos e tradicionais parques de Goiânia. Abriga o Museu de Artes, o monumento à Liberdade feito pelo artista plástico Siron Franco, além de uma rica vegetação e de fauna silvestre composta por pássaros e micos que fazem do bosque seu refúgio. Serve de ponto de lazer e contemplação para milhares de visitantes. Possui dois lagos (um deles com fonte luminosa), pista de cooper, caminhos internos, mirante, parque infantil e estação de ginástica. A área interna do parque fica aberta das 8 às 18 horas (a entrada não é cobrada).


Parque Ecológico de Goiânia (BR-153, saída para Anápolis, a 18 km de Goiânia)


também chamado de Ulisses Guimarães. A área é uma reserva florestal que esconde a cachoeira dos macacos, um teatro de arena e um sítio arqueológico da tribo dos índios caiapós, que possui cerca de 1500 anos.



Bosque do Café
 Possui pista de cooper, estação de ginástica e parque infantil. O parque tem livre acesso durante o dia e à noite (a entrada não é cobrada). Pede-se ao visitante para não alimentar os animais (pois eles recebem alimentação especial) nem jogar lixo nas dependências da unidade de conservação. Ocupa uma área de 19.683 m2.


Parque Areião (Av 5ª Radial, Pedro Ludovico)
 Aberto das 8 às 17 horas, chama a atenção da população pela quantidade de macacos, pássaros e plantas do cerrado que abriga. Possui lago, estação de ginástica, pista de cooper e parque infantil. Além disso, abriga a Vila Ambiental, um espaço especialmente projetado para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental.




Parque Beija Flôr
 Charmoso e aconchegante, é o ponto de encontro preferido dos moradores do Setor Jaó e dos visitantes que buscam um local para contemplação ou prática de esporte. Possui lago (com fonte), parque infantil, estação de ginástica, pista de cooper e caminhos internos.





Lago das Rosas
 Construído na década de 40, abrigava inicialmente um grande canteiro de rosas (daí a origem do nome) e possui elementos representativos do estilo Art Déco, que vigorava na época, como um trampolim e muretas. Abriga também o Zoológico de Goiânia. Serve de ponto de lazer e contemplação para milhares de visitantes. Possui lago, pista de cooper, caminhos internos, mirante, parque infantil e estação de ginástica. Aberto das 8 às 18 horas (a entrada não é cobrada).


Parque Vaca Brava (Av T-10, Setor Bueno)
Possui lago, parque infantil, estação de ginástica e pista de cooper. Trata-se de uma das mais belas vistas de Goiânia, pois a flora do local e o lago compõem um cenário bucólico e tranqüilo. O parque tem livre acesso durante o dia e à noite (a entrada não é cobrada).





Parque Flamboyant (Próximo ao Estádio Serra Dourada)
Situado no Jardim Goiás, próximo ao estádio Serra Dourada, o Parque Flamboyant Lourival Louza foi construído numa área de mais de 125 mil metros quadrados que pertencia ao Shopping Flamboyant. O parque possui dois lagos, pista para caminhada, pista para ciclismo e parque infantil, entre outras atrações.


Palácio das Esmeraldas
Tombado pelo Estado e pelo Município, o Palácio das Esmeraldas é o mais significativo bem cultural da cidade. São 71 anos de história. De 1937 até os dias atuais, nenhum governante deixou de ocupar suas dependências. O Palácio das Esmeraldas tornou-se o principal cenário dos acontecimentos políticos, por ser a sede dos despachos oficiais e dos eventos sociais e ainda por servir de residência ao governador do Estado e à primeira-dama.

Torre do Relógio
A Torre do Relógio é outro elemento importante do acervo arquitetônico de Goiânia. Inspirada também no estilo Art’déco, a Torre foi projetada pelos engenheiros responsáveis pela construção da nova Capital, retratando uma época marcada pela modernidade e o progresso. Foi inaugurada durante o Batismo Cultural de Goiânia, em 5 de julho de 1942, sendo um dos mais antigos pontos de referência na Capital. No memorial o visitante encontra três andares abrigando vários espaços de exposições, entre eles arquivo Histórico, Centro de História Oral, Sala de Multimeios, Sala do tesouro, Centro de Memória Virtual, Livraria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse Palpites Ações