sábado, 4 de junho de 2011

Transporte

Metrô : Em Buenos Aires existem 5 linhas de metrô (chamado pelos portenhos de subte), sendo possível fazer combinações entre elas, mas elas não servem a cidade toda. O pagamento se efetua através de cartões que custam 80 centavos de peso. Esses cartões são adquiridos nas estações, onde também há mapas que indicam itinerários e destinos.

A mais antiga delas, que sai da Plaza de Mayo, ainda tem os trens antigos e detalhes em madeira.

O metro é horrivel, muito pior que o nosso suburbio há 30 anos atrás.

Preço: 1,10 pesos.

Linha C (azul) liga norte e Sul, do Retiro, passando pela Diagonal e Av. de Maio com Pelegrini).
Linha D (verde) e A (azul claro) saem da Piramide de Mayo. A Linha D (verde) segue pela Diagonal, seguindo até a Santa Fé (Jardim Botânico). A linha A (azul claro) seguirá pela Rivaldavia até o sul.
Linha B (vermelha) leva até Palermo Soho, seguindo a Corrientes desde Puerto Madero.
Mapa do metrô: http://www.subte.com.ar/mapas/subte_alta.jpg
- http://www.subte.com.ar/contenido/subte-pocketmap.pdf

Ônibus: Operam na cidade um total de 145 linhas de colectivo. A passagem pode custar 90 centavos ou 1 peso e é comprada por meio de uma máquina instalada no veículo, que só aceita moedas. Funcionam 24 horas por dia. Este transporte, um dos inventos argentinos, é o meio mais utilizado pelos trabalhadores portenhos. Preço cerca de 1,25 entre lugares turísticos

Táxi: Buenos Aires está repleta de taxis, padronizados na cor preta e com teto amarelo. Valor aproximado dos trajetos (em pesos argentinos): $ 50 do Obelisco ao Aeroporto Internacional de Ezeiza e $ 15 até o Aeroparque (vôos domésticos); $ 15 da Recoleta até Belgrano e $ 10 do Obelisco a San Telmo. Há táxis a preços muito baixos. Tente utilizar táxis, no entanto, de empresas credenciadas, tipo rádio-táxi, para garantir que o motorista não dê uma volta imensa antes de chegar ao seu destino.
Cuidado com notas altas para taxistas eles pegam sua nota, trocam por uma falsa depois dizem que não tem troco, marque sempre a sequência final dos números. (Isso vale para diversos locais)- Esta dica foi recebida da Empresa de Cambio.
Evite os taxis que não são de cooperativas. Lá também tem os famosos taxis piratas. Os de cooperativa possuem aqueles letreiros luminosos no teto do carro, não tem como errar.
Táxi (Aeroporto-Plaza de Mayo): 120 pesos
para Las Cañitas: 40 pesos
para a Recoleta: 30 pesos
da Reserva para albergue - 14 pesos
para milonga (Palermo) - 60 pesos
Casa Rosada - Albergue: 10 pesos
para Las Cañitas: 40 pesos
para a Recoleta: 30 pesos
da Reserva para albergue - 14 pesos
para milonga (Palermo) - 60 pesos
Casa Rosada - Albergue: 10 pesos

Muito eficiente. A bandeirada custa o equivalente a US$ 1, e a taxa por quilômetro rodado, US$ 0,50. QUANDO USAR Barato, é a melhor alternativa para turistas.

Remis Automóveis com motorista, ou remises, são a melhor opção para viagens de média e longa distância. A vantagem é que o preço final está previamente estipulado e portanto não aumenta com um engarrafamento, como acontece com os táxis. Do Aeroporto de Ezeiza ao centro: $ 50 pesos aproximadamente. Por questão de segurança convém sempre contratar o serviço em agências autorizadas. ao chegar em Bs As, já no aeroporto, contrate um remis (taxi particular com motorista, cuja tarifa já é tabelada), pois são mais seguros e vale mais a pena (mas só no aeroporto, tipo ida e volta). Eu paguei $ 110 pesos do Aeroporto para o bairro do Retiro (onde fiquei hospedada) e $ 105 para a volta ao Aeroporto, vale muito a pena.

Aluguel de carro Para dirigir em Buenos Aires é preciso ser maior de idade, contar com algum cartão de crédito, carteira de identidade e registro habilitante. Os estrangeiros devem apresentar também o passaporte e a carteira de motorista internacional ou a do seu país (as duas valem). Os preços variam de $ 100 (o menor veículo) a $ 200 por dia. Esses valores incluem 150 quilômetros livres.

Barcos O barco é um meio de transporte relativamente comum utilizado por argentinos e uruguaios para ir de um país ao outro. Do porto de Buenos Aires partem buques diários para Colonia de Sacramento, Montevidéu e Punta del Este.

Trem: Trem de la Costa turístico: 30 pesos. Para subúrbio, área metropolitana e arredores. Saem do Retiro. Veja mapa com localização das estações em http://www.masmapas.com
Mapa da Rede Ferroviária:
http://www.tbanet.com.ar/sitioasp/archivosdescargas/TBA_Mapa_Red.pdf

Há duas linhas de maior interesse: A amarela até Bartolomeu Mitre, onde se pega na última estação (acesso à na Estacion Maipú) o Tren De La Costa e Trenes a Delta . Há ainda outro trem linha azul que vai até o Tigre, seguindo o Rio de La Plata (acesso para as cidades fica mais distante do que o Tren De La Costa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse Palpites Ações