quinta-feira, 23 de junho de 2011

Diário de Viagem

Fui para a Bélgica a trabalho no período de 03 a 08 de dezembro de 2011. Aproveitei levei minha esposa.

Os preparativos
Passaporte: nós já estávamos com o passaporte válido.

Roupas para Frio: Já que em dezembro, a Europa já está no outono e quase chegando o inverno, as temperaturas estão bastante baixas e então precisamos comprar roupas de frio adequadas para suportar o frio. Tivemos dificuldades para achar essas roupas. No final, compramos: sobretudo, blusas de lã, ceroulas, cachecol, gorro e luvas.

Outros acessórios: compramos também aqueles travesseiros que coloca no pescoço e uma bolsinha para colocar os dólares na cintura.
Passagens Aéreas: compramos as passagens em uma agência de turismo para o dia 03/DEZ às 19h00min horas na empresa TAP, porque era o voo mais rápido para Bélgica, já que estávamos em Brasília e os trechos são os seguintes:
- Brasília- Lisboa: duração de 9 horas; e
- Lisboa – Bruxelas: duração de 3 horas.
Hotel: tentei realizar a reserva do hotel na agência de turismo, mas a operadora era muito enrolada e em virtude da viagem ter sido em cima da hora, preferir fazer a reserva eu mesmo. Fui ao site booking (http://www.booking.com) e reservei no Crowne Plaza Brussel Europa na Rue de la Loi 107, 1000, porque fica perto da Square de Meeus onde eu teria as reuniões de trabalho e ficava perto também de uma estação de metrô onde poderia ir para o centro e os principais pontos turísticos. O valor da diária é cerca de 150 euros por dia.
Programação de Passeios: como minha esposa estava indo junto, tentei fazer um pequeno planejamento de viagem para os dias que iríamos ficar na Bélgica (4 a 8DEZ). Entrei no site Viator (http://www.viator.com) e tentei programar os passeios, mas pelo motivo das temperaturas estarem bastantes baixas e nevando, não tinha muitas opções. Nós gostaríamos de ir para Amsterdam e Waterloo, mas não estavam disponíveis naquele período, somente tinha a partir de abril. Consegui marcar, para o dia 05DEZ, um passeio para o Gent e Brugges, que são cidades próximas a Bruxelas, pelo valor de 115 dólares para duas pessoas e outro para o dia 07DEZ, um city tour por Bruxelas com o valor de 32 dólares para uma pessoa.
Moeda: como estava indo a trabalho, recebi alguns dólares de diárias e não fiz o câmbio, no Brasil, para euros.
Cartão de Crédito: liguei para minha operadora para liberar as compras no exterior e aumentar meu limite.
Telefone: comprei um cartão telefônico no site nobel (http://www.nobelcom.com). Você compra com o cartão de crédito e no site tem os telefones que tem ligar de cada país. A Nobel de dar um pin e através dessa senha, você consegue fazer ligações como se fossem locais.

03 de dezembro de 2010 – Sexta-Feira

No aeroporto de Brasília: fomos para o aeroporto de taxi com bastante antecedência. Embarcamos sem problemas. Levamos duas malas grandes e duas de mão.

No Avião para Lisboa: O avião era bastante grande, aqueles que têm até televisão na poltrona. Saiu de Brasília sem atrasos, serviram o jantar logo em seguida. A programação de vídeo é bastante variada, vimos um filme e depois fomos dormir até pela manhã.  Bem cedo serviram o café da manhã. Chegamos em Lisboa sem atrasos cerca de 06h20min do dia 04DEZ, para fazer conexão para Bruxelas. O fuso, em Lisboa, é duas horas a menos que no Brasil.

04 de dezembro de 2010 – Sábado

No aeroporto em Lisboa: O horário de saída do voo para Bruxelas era às 07h50min. Após o desembarque, fomos em direção do terminal de embarque, mas o que eu não sabia era o quanto que se precisa andar para chegar nesse terminal. Portanto, recomendo que as bagagens de mão tenham rodinhas para facilitar, pois no desembarque, não há disponibilidade de carrinhos de transporte de bagagem.
Continuamos a nossa caminhada, mas como não tínhamos experiência de viagem no exterior, não sabíamos o que iríamos encontrar pela frente. Chegamos à sala da alfândega e para nossa surpresa tinha uma fila monstruosa e vimos que não seria fácil embarcarmos no horário programado. Existiam três tipos de fila: uma para passaporte diplomático, outra para os passaportes europeus e a maior para os outros passaportes que havia uma fila enorme. Na fila, víamos as pessoas reclamando que iriam perder seu voo e nós estávamos no mesmo barco. Depois de muitos minutos de espera, chegamos ao posto de fiscalização cerca de 07h35min. O pessoal que trabalha nesta fiscalização é muito grosso e o tratamento não foi nada bom, mas não tivemos nenhum problema nos carimbos dos passaportes e fomos logo liberados.
Voltamos a caminhar, agora com muita mais velocidade para o terminal de embarque, já que estávamos atrasados, e como é longe! Enfim chegamos ao famigerado terminal de embarque e para tirar a gente do sério, fomos tratados pela funcionária da TAP com aquela grossura característica, mandando nos apressarmos para o embarque. Pegamos um ônibus em direção ao avião.

No avião para Bruxelas: o avião é bem menor que tínhamos acabado de sair. Tivemos um atraso de 40 minutos e saímos de Lisboa cerca de 08h30min, logo serviram um lanchinho. A duração de voo é de 3 horas. Na chegada em Bruxelas, avistamos pela janela as casas cobertas de neve, um visual emocionante. Pousamos, vimos que estava nevando e com muito vento. Chegamos cerca de 13h00min do dia 4-DEZ. O fuso horário de Bruxelas é 1 hora a menos que Lisboa e três horas de Brasília.

No aeroporto de Bruxelas (Aeroporto de Zaventem): novamente, tivemos que andar para chegar à esteira das bagagens e carrinho somente tem no salão das esteiras. Pegamos nossas malas sem problemas. Um amigo nosso estava esperando no aeroporto e fomos pegar um taxi, que cobrou 50 euros para o hotel, já que o aeroporto fica a cerca de 19 km de Bruxelas. Preço bastante puxado. Tem a opção de ir de trem, já que tem uma estação próxima e depois pegar um metrô, mas como não sabia á época não sei de maiores detalhes. Sugiro que faça o câmbio para euros no aeroporto para realizar o pagamento das despesas iniciais com o transporte.

A hospedagem:
Chegamos ao hotel e não tivemos nenhum problema com a reserva. Os atendentes falam o francês e o holandês, mas entendem bem o inglês.  O quarto que ficamos, é ótimo. Tinha banheira, aquecimento central, internet com fio (tinha que pagar 20 euros por 24 horas), televisão, uma cama excelente. O café tinha que pagar por fora, 20 euros por dia. Foi necessário pegar um adaptador de tomada, pois as tomadas elétricas são um pouco diferentes.

Nossa primeira exploração em Bruxelas: saímos do hotel, para comermos um pouco já que não tínhamos almoçado ainda. Naquele momento, não estava nevando, mas a temperatura marcava -1°C e estava muito frio. Colocamos nossos sobretudos, luvas e  cachecol e fomos a luta.

O Metrô:

Caminhamos até estação de metrô Malbeek, lá encontramos a primeira dificuldade, como comprar o bilhete do metrô. Nessa estação, não tinha nenhum vendedor de bilhetes, somente máquinas, que aceitava cartão de crédito local ou moedas de euro e eu somente tinha uma nota 20 euros, dólares e cartão de crédito que não servia nas máquinas.
O metrô de Bruxelas tem duas linhas e as placas são escritas em duas línguas (francês e holandês). Essas linhas atendem boa parte do centro de Bruxelas e possibilitando conhecer os principais pontos turísticos. No frio, também é recomendável andar de metrô porque no subterrâneo as temperaturas são mais amenas. O bilhete é magnético e logo na entrada das estações, há uma máquina leitora desses cartões, em que você insere o bilhete e ela grava o dia e horário e com isso você pode andar no metrô por 01h30min sem pagar nova passagem. Não existem catracas. Você tem possibilidade de entrar no metrô sem validar o bilhete, mas se for pego, o pessoal local falou que a multa chega a ser cerca de 50 euros.

Caminhando para o centro:
Depois de saber como é o metrô, como não consegui comprar o bilhete, o jeito foi desistir e ir a pé até o centro, já que o centro não ficava longe, cerca de 20 minutos.
Foi uma caminhada bastante interessante, já que as casas estavam cheio de neve, que nos proporcionava um visual muito bonito. Mas sentimos um pouco frio nessa caminhada, mesmo assim, valeu pelo visual.

No centro de Bruxelas: procurei por casas de câmbio, já que ainda não tinha trocado euros e encontrei uma na rue du Marché aux Herbes. Além dessa casa de câmbio, possui outras próximas, é só procurar. O melhor é trocar no Aeroporto, mas como meu conhecido já estava me esperando, na ocasião, achei melhor não fazer o câmbio no aeroporto para não deixa-lo esperando.
Fomos procurar algo para comer e fomos a um restaurante especializado em massas. A conta ficou 32 euros. Interessante que eu pedi uma Fanta Laranja é o sabor é completamente diferente a do encontrado no Brasil. Também não deixe de experimentar a cerveja Belga, que um dos atrativos locais.
Depois passamos pelo centro de Bruxelas, onde de várias lojas de chocolate, roupas, cristais, presentes diversos. Depois de minha esposa ter se esbaldado nas lojas, comprado gorros, luvas e apetrechos para enfrentar o frio e comprar algumas lembranças para os parentes, fomos conhecer o “Grand Place”, que é a praça central da cidade e uma das atrações principais de Bruxelas. Para a nossa surpresa, como era um pouco antes do natal, estava tendo um show de luzes natalinas. Esse show é maravilhoso, eu recomendo. Os gastos foram pagos na maioria com cartão de crédito.

O retorno para o Hotel:

Minha esposa estava com muito frio e já era umas 20h, então decidimos retornarmos para o hotel. Fizemos um lanche no Subway (12 euros) e decidimos voltarmos de metrô e nos dirigindo para a Estação Central. A Estação Central tem linha de metrô e linha de trem leva para as cidades principais da Europa.
Agora com os euros no bolso, nos dirigimos para a cabine de venda de bilhetes, já que está estação possui uma cabine de venda. Preferir comprar dois bilhetes com 10 viagens em cada ao custo de 12,30 euros por bilhete. Dirigimos para a máquina de validação do bilhete e claro que deu dúvida de como fazê-lo e ficamos observando os outros e logo aprendemos como fazer. Olhamos o mapa das linhas do metrô para saber em qual direção tomar. Para ir para o hotel, poderíamos pegar as duas linhas disponíveis de metrô. As placas vão mostrar sempre o ponto final do metrô. Pegamos a composição que estava indo em direção à estação Stokkel. A estação Maelbeek é a terceira estação após a Central.

05 de dezembro de 2010 – Domingo
Acordamos cedo, pois iríamos fazer um passeio por Gent e Brugges. Tomamos café no hotel, apesar de não estar incluído no preço. O Café tem dois preços: um a 12 euros, mais simples e o outro a 20 euros, o completo.  Fomos ao hall do hotel para esperar o ônibus que nos levaria para o passeio, mas por sorte resolvi conferir o voucher e vi que teríamos que nos deslocarmos até o centro de Bruxelas, pois a saída do ônibus era próxima de uma agência de turismo no centro. Pegamos o metrô e chegamos à agência de turismo na rue du Marché aux Herbes, lá nos orientaram para o local de saída do ônibus, próximo dali. O ônibus é aquele de dois andares. Saímos às 09h00min em direção a Gent, que fica a 56 km de Bruxelas.

Gent
Gent é uma cidade medieval muito bonita. O passeio teve um guia que falava espanhol, mas corria muito com o passeio e não dava tempo para curtir as atrações. Pena que o tempo não estava nada legal, ou seja, estava chovendo bem fininho. Fizemos um tour pela cidade conhecendo os principais pontos turísticos da cidade. Como tinha nevado na noite anterior, o chão estava cheio de gelo, o que fazia a gente caminhar com bastante cuidado, pois estava muito escorregadio. Passava rio por dentro da cidade em que parte da água encontrava-se congelada.

Brugges

Depois pegamos o ônibus e fomos em direção a Brugges que dista 38 km de Gent. Fomos ao Minnewaterpark e lá almoçamos, já que estava na hora do almoço. Comemos nesse restaurante ao lado e escolhemos carne. A conta ficou em 51 euros.
Depois andamos pelo parque que tem construções medievais, passeio de carruagem e muitas lojas para comprar lembranças.

Brugges possui vários canais, que torna a cidade muito charmosa. Fizemos um tour pela cidade que têm várias igrejas, uma do lado da outra. Tem uma grande praça e em torno dela tem várias lojas e vende a principal tira gosto da Bélgica: batata frita com maionese com vários sabores.
 Voltamos para Bruxelas (96 km) por volta de 17:00.

Chegamos ao hotel e tomamos um banho e saímos novamente em direção do centro de metrô para podermos jantar. No centro, entramos na Galeries Royales St-Hubert, que é uma galeria muito bonita e cheia de lojas e mais adiante pegamos uma rua próxima a essa galeria que tem vários restaurantes. Escolhemos um e entramos para comer. Experimentei a famosa cerveja sabor cereja, é muito gostosa. Depois fomos ao Grand Place para ver o show de luzes natalinas

06 de dezembro de 2010 – Segunda-Feira
Quanto eu estava nas minhas reuniões de trabalho, minha esposa foi dar um volta pela cidade, fazer umas comprinhas. Quando eu cheguei da reunião fomos lanchar juntos. O transporte foi feito sempre via metrô.
07 de dezembro de 2010 – Terça-Feira
Novamente, fui para as reuniões de trabalho e minha esposa foi paro o city tour pela cidade de Bruxelas com a duração de 2h e 30 min. Há também um ônibus que percorre os pontos turísticos da cidade, você compra o bilhete do ônibus e tem direito de pegar esse ônibus, descer nos pontos turísticos e pegar o próximo ônibus.

Quando eu voltei da reunião fomos conhecer o shopping da cidade e jantar juntos.

08 de dezembro de 2010 – Quarta-Feira
Último dia da viagem. Solicitamos ao hotel para realizar o check out mais tarde, mas eles falaram que o hotel estava cheio e então decidimos deixar as malas na recepção logo pela manhã para podermos ficar mais tempo na rua e conhecermos mais lugares. Saímos para o centro e agora para que eu conhecesse alguns pontos turísticos.  Andamos muito e fomos aos principais pontos no centro: Catedral de St. Michel e Ste. Gudule, Manneken Pis, Jardim Botânico e outros. Depois  fomos almoçar e voltamos para o hotel para pegarmos as malas e ir para o aeroporto de taxi (45 euros). Pegamos o voo às 19h00min de TAP com conexão em Lisboa.